Diabetes Melito
Diabetes Melito (DM), é uma doença crônica que envolve o metabolismo da glicose, apresentando-se com hiperglicemia (aumento da glicose no sangue).
Muitas vezes é diagnosticado em pessoas sem sintomas, mas os sintomas clássicos são muita sede, urinar com freqüência e perda peso.
Diagnóstico da Diabetes Melito
O diagnóstico de diabetes é realizado com exame de sangue. Se a glicose de jejum (sem comida por mais de oito horas) for superior a 126, e/ou uma medida de glicose aleatória superior a 200 ou um nível médio de glicose no sangue ao longo de três meses (hemoglobina A1c) for superior a 6,5%.
Causas da Diabetes Melito
As causas do DM podem ser auto-imune, obesidade, genético entre outras. Os tipos mais conhecidos são o 1 e o 2.
No DM1 ocorre falência das células beta do pâncreas (células produtoras de insulina) e acomete, com mais frequência, crianças e adolescentes.
O DM2 ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais fatores desencadeantes.
Os níveis elevados de glicemia podem danificar os órgãos do corpo e causar danos aos tecidos. Como resultado, complicações podem ocorrer, como danos nos nervos, doenças cardíacas, AVCs, doença vascular periférica (causando dor nas pernas e úlceras nos pés), catarata, perda de visão e danos nos rins.
Prevenção da Diabetes Melito
O diabete tipo 2 pode ser prevenido ou retardado em pacientes de alto risco com uma alimentação saudável, implementação de atividade física em sua rotina diária e a perda de peso nos indivíduos com obesidade ou com sobrepeso.