Tireoide
A glândula tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço logo abaixo do pomo de Adão. A tireoide desempenha um importante papel em nosso corpo, influenciando a função de muitos dos órgãos importantes do corpo, incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele.
A doença da tireoide são muito comuns e as mulheres são cinco vezes mais propensas do que os homens a sofrer de hipotireoidismo.
Se a sua tireoide não está funcionando corretamente, ela pode produzir hormônio da tireoide demais, o hipertireoidismo; Ou pode produzir muito pouco hormônio, o hipotireoidismo.
Características
No hipertireoidismo, nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.
No hipotireoidismo tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão.
Diagnóstico
Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Apenas 5% dos nódulos são câncer. O reconhecimento deste nódulo é realizado pela palpação da tireoide. Uma vez identificado o nódulo, o médico solicitará exames complementares para confirmar a presença ou não do câncer.