Obesidade
A obesidade é uma doença prevenível e tratável. A obesidade é uma condição que não é devido a falta de força de vontade, ou a culpa de ninguém. Os fatores que contribuem para a obesidade incluem a hereditariedade e o ambiente. A obesidade é definida como um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais.
Como uma doença, a obesidade é associada a muitas outras doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças do coração, alguns tipos de câncer, depressão, doenças articulares, respiratória e distúrbios gastrointestinais.
Diagnóstico da Obesidade
A obesidade é definida como:
Obesidade Classe 1: IMC 30-34,9 kg / m2
Obesidade Classe 2: IMC 35-39,9 kg / m2
Obesidade Classe 3: IMC ≥ 40 kg / m2
A obesidade Classe 3 é ainda dividida em:
Obesidade Classe 4 (super-obesidade) IMC 50-59,9 kg / m2
Classe 5 (super-super-obesidade): IMC> 60 kg / m2
Prevenção da Obesidade
A melhor maneira de prevenir a obesidade é com uma alimentação saudável combinada com um estilo de vida ativo, ou seja, comer mais frutas e vegetais frescos e grãos integrais além de realizar atividades físicas.
Para uma alimentação saudável é necessário comer com moderação e de maneira equilibrada.
Tente reduzir o tamanho do prato que você usa em usas refeições e utilize uma regra simples: servir metade do preto com frutas e legumes e no restante do prato, colocar uma fonte de proteína e um carboidrato.
Tratamento da Obesidade
Mudança do seu estilo de vida, melhorando a alimentação e aumentando sua atividade física sozinho é apropriado se o seu IMC é de 25 a 29 e você não tem complicações do excesso de peso.
Medicamentos, além de melhorar o estilo de vida, podem ser indicados se o seu IMC é de 30 ou mais.
Além de melhorar o estilo de vida e usar medicamentos, a cirurgia pode ser indicada para um IMC de 35 ou mais, com duas ou mais complicações da obesidade. A cirurgia também é indicada para um IMC de 40 ou mais, independentemente de complicações estarem presentes ou não.